top of page

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta a exposição

 

MÁRCIO PANNUNZIO – QUATRO DÉCADAS

 

A mostra Quatro décadas comemora os 40 anos de carreira do artista Márcio Pannunzio

 

 

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba inaugura no dia 2 de fevereiro (quinta-feira), às 17h a mostra Márcio Pannunzio - Quatro Décadas, que marca os 40 anos de carreira do artista plástico e fotógrafo Márcio Pannunzio. A exposição, de elevado nível artístico, apresenta 95 obras de Pannunzio entre desenhos, gravuras, pinturas e fotografias e tem curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte e coordenação de Cláudia Lopes, experiente produtora cultural, atualmente residente em Caraguatatuba. Esta é a primeira produção de Cláudia na cidade.

 

Pannunzio conta com um acervo de mais de 20 mil obras entre desenhos, gravuras, pinturas e fotografias. As obras que figuram na exposição foram selecionadas a partir dessa numerosa coleção e incluem várias inéditas, realizadas nas décadas de oitenta e noventa. Algumas delas foram premiadas em certames nacionais e internacionais de arte.

 

Os trabalhos são fixados em altura confortável para fruição de cadeirantes, crianças e pessoas de baixa estatura. O tamanho dos textos leva em consideração pessoas com baixa visão. Trata-se de uma exposição inclusiva, acessível e gratuita.

 

Para o artista Márcio Pannunzio, “o caráter didático do evento auxiliará o público leigo a compreender a importância da gravura, sua feição inovadora e revolucionário que possibilitou a democratização da arte e a sua perseverança em continuar a existir como um fazer manual, exigindo de seus praticantes enorme dedicação e energia”.

 

Segundo o curador Enock Sacramento, que estará presente no vernissage,"a arte de Márcio Pannunzio é visceralmente engajada politicamente, comprometida com a justiça social, em favor dos desvalidos. Sua estratégia de ação, sempre crítica, é geralmente a ironia temperada por um humor ácido, que chega às vezes ao sarcasmo. Por isso, sua obra precisa ser vista com atenção para ser corretamente entendida uma vez que a ironia, forma superior de criatividade, expressa, com humor, o contrário do que se quer dizer ou mostrar."

​

Serviço:

​

Exposição: Márcio Pannunzio - Quatro Décadas

Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba

Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72 - Centro, Caraguatatuba – SP

Abertura: 02 de fevereiro, às 17h 

Visitação até 15 de março 

Entrada Gratuita

Curadoria: Enock Sacramento

Informações: Telefones 12 3883-9188 e 12 3883-9980

E-mail: museucaragua@gmail.com

Site: www.quatrodecadas.art.br

Produção: Arte Impressa

Assessoria de Imprensa: Aline Borba, telefone 21 97448 2323

Seven Star Comunicação & Marketing

assessoriadeimprensamkt@gmail.com

 

​

bottom of page